Ouvir no Celular (iPhone / iPad) Rádio A Aliança Eterna: DESPERTA IGREJA!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

DESPERTA IGREJA!

 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. Atos 2.42-47

Ao afirmarmos que a Igreja mantinha-se simples não estamos dizendo que a igreja primitiva era uma igreja pobre, ou uma igreja não sofisticada, mas uma igreja que vivia em conformidade com a essência da fé cristã. Note que existem seis declarações nesse versículo que expressam as atividades da Igreja Primitiva:
O primeiro ponto a ser ressaltado é a Doutrina dos Apóstolos. O que Lucas quer dizer com “perseveravam na doutrina dos apóstolos” é que a Igreja Primitiva mantinha-se firmada na instrução dos apóstolos. A Igreja Primitiva mantinha-se constantemente alicerçada pelo ensino apostólico.
É importante ressaltar que até este ponto da história a doutrina da igreja primitiva podia ser resumida pelo v.36 do mesmo capítulo: “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”. Contudo, é digno de nota que todos os apóstolos tinham sido instruídos por Cristo, e por certo podiam repassar aquilo que haviam aprendido. Aliás, a expressão grega referente a “doutrina dos apóstolos” sugere que tal instrução seja procedente dos apóstolos. Ou seja, o ensino da igreja é mantido por aqueles que tem autoridade e capacidade para tal tarefa.
Não poderia estar equivocado quando utilizou o vocábulo “comunhão” quando se referiu à Igreja Primitiva. A descrição subseqüente, esplanada no tópico sobre unidade da igreja, expõe de forma muito clara as considerações dessa igreja. Assim, deve-se ressaltar que os primeiros cristãos “eram perseverantes (…) na comunhão”. E como foi anteriormente ressaltado, isso implica em dizer que eles eram fundamentados na experiência comum do corpo. Assim, como os outros pontos ressaltados por Lucas, a comunhão era essência da vitalidade da Igreja. Por isso buscavam se reunir nas casas e serem uma verdadeira família em Cristo, expondo e participando das aflições; problemas e vitorias uns dos outros, bem diferente do que vemos hoje nos templos, onde cada um é por si, buscando chamar a atenção dos membros , com: “quem prega melhor”, “quem louva melhor”. Mas não em quem demonstra o amor por seu próximo , quem recebe seu irmão na  sua casa para louvar e cultuar a Deus juntos.
A expressão “partir do pão” não diz respeito a uma refeição típica da época, e que os cristãos mantinham-se comendo apenas pão, mas a expressão diz respeito à prática da Ceia do Senhor. O termo grego equivalente a partir em português é apenas utilizado no NT em referência à ceia. Alias. É digno de nota que o termo (the klasei tou artou) é apenas utilizado duas vezes no NT, ambas feitas por Lucas, e é de uso restrito à ceia. O uso da expressão é quase que um pleonasmo, visto que klasei (partir) só é aplicado a artou (pão). Segue-se que, com absoluta certeza, a igreja primitiva mantinha-se firmada constantemente no memorial da morte de Cristo.
As orações tinham um papel fundamental na vida da Igreja Primitiva. Isso pode ser claramente percebido pelo relado deixado por Lucas, que diversas vezes considera as orações dos primeiros cristãos. Em Atos podemos ver que a oração foi a atitude dos cristãos diante das decisões a serem tomadas (1.14), a atitude da liderança da igreja em situação de crescimento (6.4) e a prática da igreja quando estava em situação de perigo e perseguição (12.5).
O Louvor é uma das poucas referências encontradas em Atos que descreve essa atitude dos cristãos. Isso, no entanto, não quer dizer que os primeiros cristãos não adoravam a Deus, mas que suas reuniões estavam mais voltadas para a instrução, a oração e a comunhão. Contudo, devemos notar que todos os outros fatos ocorriam enquanto os cristãos louvavam a Deus . Ou seja, embora sejam poucas as referências era uma atividade que estava intimamente ligada a expressão de adoração da igreja. Entretanto, não podemos afirmar com certeza se isso acontecia por meio da música, embora possa ser muito bem expressa por ela.
Evangelismo é fundamental, No mesmo versículo podemos perceber, ainda que um pouco escondido, a atividade evangelizadora da Igreja Primitiva. Note: “e dia-a-dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”. Por mais que a atividade esteja centralizada na atividade divina na salvação, sabe-se que “aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” (1Co.1.21). Portanto, não se pode negar que o evangelismo era parte integral da vida da igreja primitiva, sendo que isto acontecia diariamente. Segue-se, então, que a proclamação da verdade, na Igreja Primitiva era parte essencial da vitalidade da Igreja de Cristo.
Ao contrario do que faziam os verdadeiros cristãos e a igreja de Jesus Cristo,  hoje vemos as falsas igrejas ( que levam titulo de Igreja , mas na verdade são denominações religiosas sem fins lucrativos), fazerem o oposto do que a palavra nos orienta a fazer e viver.
Na leitura do livro de Atos dos Apóstolos devemos compreender que servir a Deus está acima de todas as coisas e mesmo em meio às dificuldades e sofrimentos é necessário mantermos o padrão bíblico de obediência a Deus, fazendo uma comparação da igreja primitiva com o cristianismo atual, iremos encontrar diferenças discrepantes. Veja algumas coisas que ocorre na igreja atual e não encontramos em Atos dos Apóstolos.
·Muitas pessoas têm procurado as igrejas evangélicas para obter benefícios materiais apenas e esquecem-se do que é de fato a igreja. Hoje as igrejas joga tudo para obras sociais do governo, onde elas são beneficiadas com várias isensões de impostos,e portanto não haveria a necesidade de dízimo e sim algumas coletas para pequenas despesas, lembrando que Deus não precisa de dinheiro. Nestes dias, o dízimo serve mais para salários de pastores e suas mordomias, do que para ajudar os necessitados e investir em evangelismo.
Nota: evangelizar hoje significa ir em busca de novos membros e não de fazer discípulos.
·         A igreja tem sido usada por muitos apenas para “cobrar” bênçãos de Deus. A Bíblia nos ensinas que não é correto cobrar ou pedir ofertas em troca de milagres e curas, pois é Deus quem as faz e não o obreiro. Jesus ordenava aos seus discípulos “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça daí” (Mt 10.8). Hoje em dia, quando um dos que "curam" não têm êxito, geralmente, atribuem a culpa pelos insucessos à falta de fé por parte dos que querem ser curados. Mas na Bíblia, aqueles que realmente tinham o poder de curar conseguiam seu intento. Há uma única exceção registrada (Mateus 17) e, nesse caso, o problema foi uma falta de fé por parte dos que pretendiam curar. Nem todos aqueles que recebiam as curas tinham fé; de fato, alguns que nem esperavam ser curados o foram (João 5; Atos 3). Deus nunca falha. Muitos usam  a oportunidade da cura para arrecadar mais dinheiros , mexendo com a emoção das pessoas e tampara persoadi-las a fazer um compromisso com aquela denominação e não com Cristo Jesus e a sua palavra.
·         Hoje percebemos que o pecado passa ser algo muito vago. Tem muita gente convivendo com o pecado e está até gostando. O pecado em muitos já até se institucionalizou em meio aos membros e simpatizantes de tais movimentos religiosos. A vida destes gira em torno de seus deuses como: sexo, fama, poder, moda, filosofias, avarezas, dinheiros e prazeres (hedonismo), criando raízes e conseqüências, principalmente no homem natural e nos crentes carnais. Tem muita gente brincando com o pecado. Não podemos brincar nem com a sorte e nem com misericórdia de Deus. Não podemos ser irresponsáveis a ponto de colocarmos nossa vida e futuro em perigo.  o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).
·          O amor ao dinheiro tem corrompido a igreja. Antigamente para se tornar membro de uma igreja Evangélica, o candidato teria que passar por uma avaliação rigorosa.
Tendo que mostrar que era realmente convertido, que não é o caso de nossos dias.
Hoje o que é mais visado é a quantia com que ele pode dizimar ou contribuir com ofertas. A exploração religiosa hoje se tornou prioridade da maior parte dos que dirigem determinadas religiões, a meta principal é faturar. Por isto que Cristo orientou os Apóstolos a não fundarem outras  igrejas nem impor outras regras e ensinamentos, o evangelho de Cristo é simples e seu  fundamento ainda e a palavra de Deus. Bem como a sua igreja ainda  sub existe sobre a terra e esta formando cristãos e não membros. Esta se reunindo em casas ruas templos, onde estiver dois ou três reunidos e não em endereço fixo e sem vinculo com o governo, sem se tornar uma “empresa”. Mas com a  finalidade de capacitar e enviar pessoas a pregarem o evangelio ao mundo  todo. Por amor e não por dinheiro.

Líderes despreparados tem prejudicado o evangelho. Outro grande empecilho é a falta de preparo de certos lideres que tem nome de pastores,  talvez por terem cursado uma faculdade , mas se esquecem que para ser Pastor deve ser chamado e escolhido por Deus!  “ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef. 4:11-12).
Muitos se auto denominam pastor , como muitos abrem simplesmente uma igreja e a chamam de Cristo. Pois bem se a igreja é de Cristo quem é o fundador da igreja?
Porque que nos registros destas denominações o fundador e seu presidente é outra pessoa  e não Jesus Cristo?  Ora , simples porque não é a igreja de Jesus Cristo!
È por isso que satanás faz  com que a cada dia mais e mais pessoas criem outras igrejas  e muitos destes  sem qualquer orientação bíblica, não tendo condições psicológicas para administrar, acabam por meter os pés pelas mãos, e causam grandes escândalos distorcendo assim todo ensinamento de Jesus, da maneira mais sórdida, adotando doutrinas totalmente contraria o que Ele ensinou e fazem de tudo para tirar proveito da religião. Obviamente fica um grande prejuízo a fé cristã e a igreja verdadeira de nosso Senhor Jesus Cristo, pois as pessoas acabam desacreditando a quem com responsabilidade procura fazer a coisa certa.
 A igreja de Jesus Cristo iniciou sofrendo muitas perseguições. Os apóstolos foram presos, alguns apedrejados, outros mortos e tudo isto porque eles davam testemunho de Jesus Cristo. Eles pregavam era que Jesus havia ressuscitado, subido ao céu e que voltaria. Pregavam que era necessário o arrependimento dos pecados e entregar a vida a Jesus Cristo para obter a salvação. A mensagem que Paulo, Pedro, Estevão, João, Tiago e outros pregavam naquela época continua valendo para os nossos dias. Ela não caducou, pelo contrário, continua viva e atual para a igreja contemporânea.
O que Jesus disse sobre pregar o evangelho, a fim de ganhar almas, parece que ficou meio esquisito nas cabeças de muitos. Pois parecem ter vergonha de receber o nome de Cristão ou de ser chamados de crentes. O testemunho que recebeu a incumbência de mostrar para os outros a vida transformada por Cristo, nem se fala, isto a gente pensa depois, e este depois vai sempre ficando para depois. Enquanto isto satanás está ganhando terreno, aqueles que se dizem crentes verdadeiros, tem que assumir um compromisso com Deus, e voltar a serem a igreja de Cristo, a viver o evangelho, a se reunirem nas casas, a viverem em comunhão e no partir do pão, a formarem novos discípulos e não membros !


Nenhum comentário:

Postar um comentário