Ouvir no Celular (iPhone / iPad) Rádio A Aliança Eterna: MULHERES NO ALTAR

quarta-feira, 11 de julho de 2012

MULHERES NO ALTAR


Mulheres podem pregar ou orar por imposições de mãos, profetizar, subir no altar, revelar, enfim, fazer a obra de Deus?

Textos em discussão:
TIAGO 5-14 “ Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor, e a oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará”.
I CORINTIOS 14-34 “ As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar, mas estejam sujeitas, como também ordena a Lei”.

Sabemos que o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo (Ef 5-23), porém, quando casamos, não somos mais dois, mas apenas uma só carne (Mt 19-6). Há diversos relatos nas escrituras de mulheres de Deus, que foram levantadas pelo Senhor e muito usadas para a glória de Deus, destaco o livro de JUIZES Capítulo 4, onde fala um pouco de Debora. A bíblia diz : “ E Debora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo” (vrs 4),  ela julgava o povo em meio a Lei e a tantos profetas, mas Deus havia levantado e era com ela, que profetizou a Baraque dizendo: “ E disse ela: certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois á mão de uma mulher o Senhor venderá a Síria”(vrs 9). Deus deu a uma mulher (Jael) e não a Baraque a honra contra a Síria.
Quando no livro de Coríntios diz : “estarem caladas”, se deu ao fato de a igreja de coríntios haver muitas contendas, e naquela época todos terem a oportunidade de opinar, inclusive as prostitutas da cidade, o que levou o apostolo a utilizar a Lei e proibir as mulheres de falarem para evitar maiores contendas. Sabemos que Cristo não veio ab-rogar a Lei, mas cumpri-la, porém, nós vivemos na graça, onde o Espírito de Deus tem liberdade de usar quem Deus quiser e operar no meio da igreja.
Sobre a questão  de somente os presbíteros serem mencionados nas escrituras para orarem com óleo ungido pelo enfermo, o fato se deu porque naquela época não havia o cargo eclesiástico de Pastor nas igrejas, onde o ancião ou líder era os presbíteros, que exerciam a autoridade máxima nas igrejas, por isso, eram sempre solicitados para orarem pelos enfermos. Mas ressalto que não é o presbítero, nem o óleo ungido, mas “a oração da fé” que salvará o doente e o curará, através de Jesus Cristo “ O Senhor o levantará”.
Gostaria que meditasse em alguns versículos como Atos 21-9, I coríntios 11-5, onde fala de mais algumas mulheres de Deus, mas indo direto ao ponto chave da questão, Deus designou alguns dons para edificação do corpo da igreja, entre eles a denominação Pastor, que não era um cargo eclesiástico, mas sim um dom de Deus, como profeta e outros ( I Co 12-12/31).
A igreja de Cristo é dirigida pelo Senhor Jesus Cristo, auxiliada Espirito Santo, manifesto na vida dos cristãos pelos dons de Deus, que são dados a quem Ele quer ( I Co 12-7/11), para edificação da igreja, a qual Ele é o cabeça. Portanto, poderá Deus dar dons para homens e mulheres? Isto é promessa do Senhor:
“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:  e nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que derramarei do meu Espirito sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão,... e também do meu Espirito derramarei sobre os meus servos e minhas servas naqueles dias, e profetizarão” ( At 2- 16/18).
O Espirito do Senhor esta sobre os servos e servas de Deus, homens e mulheres. Se você tem o espirito de Deus consegue discernir estas palavras e entender que é Deus quem opera por intermédio do Espirito Santo usando homens e mulheres. Não terá o Espirito de Deus liberdade na igreja? Ele não pode estar no altar, não pode falar com a igreja, não pode usar aquele que Deus deseja usar? Você o impedirá? “Operando Deus quem impedirá” (Is 43-12)? Cuidado para não blasfemar contra o espirito Santo (Mc 3-29).
Somos e formamos o corpo de Cristo, homens e mulheres, crianças e velhos, fomos recrutados pelo Senhor Jesus Cristo e nos tornamos seus discípulos, se permanecermos na sua palavra (Jo 8-31). E se somos seus discípulos a nos foi dito: “Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura... e estes sinais seguirão aos que creem: em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas,... e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão” (Mc 16 – 15/18).
Se existe o machismo na igreja, é preciso haver orientação bíblica, porque não provem esta atitude do Senhor. Quem age assim, está fraco na fé e não conhece as Escrituras Sagradas, pois, “Não sabeis vós que o Espirito Santo Habita em vos?” (I Co 3-16).

Pr. Clayton Tomaz

2 comentários:

  1. Excelente Pastor...
    Sua escrita remontando citações "rígidas" da participação da mulher na religião vistas em CORÍNTIOS que, poderiam ser erroneamente interpretadas se de modo isolado, clareiam-se porém nesta sábia análise sob o ponto de vista da conjuntura épica em que foi escrita e ganha força em ATOS, JOÃO e MARCOS; o que torna inequívoca a vontade de Deus em conferir DONS e ATRIBUIÇÕES iguais a Homem e Mulher e torná-los UM SÓ no seu AMOR... Parabéns Pastor Clayton e Sra. Sandra!

    ResponderExcluir
  2. Concerteza pastor Claytom muito bem dada esta explicaçao Deus levanta e escolhe os seus para realizaçao da obra..nao importa raça cor ou posiçao social genero tudo isto e muitas vezes invençao do ser humano quando a palavra esta sendo muito mal interpretada onde mais julga que prega o verdadeiro amor de Jesus...a salvaçao dom gratuito...de Deus.. um abraço Pr.Claytom e miss Sandra.meus parabens pela maravilhosa materia...Maria Salete

    ResponderExcluir