Ouvir no Celular (iPhone / iPad) Rádio A Aliança Eterna: DÍZIMO!

domingo, 23 de março de 2014

DÍZIMO!


(Isaías 43:24) - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniquidades.
È necessário primeiro saber que não se pode comprar a Deus. Desta forma não se compra a salvação, pois ela é dom gratuito de Deus (Romanos 6-23), aos que receberam a sua palavra, que se converteram dos seus maus caminhos, aceitaram a Jesus Cristo e perseveram na sã doutrina do Senhor, sendo obedientes a Deus!
Porem muitos tem sido desobedientes a Deus e a sua palavra. Um dos pontos cruciais desta obediência ocorre quando não devolvemos o que é de Deus. Aqueles que não devolvem a decima parte daquilo que o senhor os tem abençoado, este desviado dos caminhos do Senhor, sendo desobediente e roubador do Senhor!
(Malaquias 3:7/8) – “Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”.
Isto é muito perigoso, pois sabemos que quem não dizima sobre ele estará uma maldição e não a benção do Senhor : “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação” (Malaquias 3:9) .  Sabemos também que os ladrões não Herdarão o Reino de Deus (    ).
Mas onde devo dizimar? No Banco? Na casa do Pastor? Dando comida aos pobres? Comprando algo para a Igreja? A bíblia é bem clara a respeito de onde devo dizimar e para que deva ser utilizado o dízimo. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10) .
Essa também é a maneira de sabermos que o espirito de devorador não terá poder sobre nossa vida e que teremos a proteção de Deus!  “E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos” (Malaquias 3:11).
Muitos ensinam que o dizimo era somente na época dos sacerdotes, para mantimento da Linhagem da tribo de Levi, e que hoje não devemos mais dizimar, mas ofertar o que cada um propor em seu coração. Estes até usam uma passagem bíblica e dizem: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7) .
Primeiro, quero lembrar que os sacerdotes não acabaram. Somos Sacerdotes e nação Santa ( 1 Pedro 2-9). 
Segundo, oferta não é dizimo, é uma grande diferença entre as duas.
Terceiro, o dizimo nunca deixou de ser dado, mesmo pelos fariseus. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas” ( Mateus 23-23); “Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo” ( Lucas 18-12). 
Quarto, o dízimo foi instituído antes da Lei de Moises, “Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o SENHOR vosso Deus; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros. Então haverá um lugar que escolherá o SENHOR vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao SENHOR” ( Deuteronômio 12-10/11).
Quinto, há vários motivos para Dizimar: Dizimo é santo (Levítico 27-32); tudo vem das mãos do Senhor (1 Coríntios 29-14); deus é dono de Tudo (Salmos 24-1); não desejo ser amaldiçoado (Malaquias 3-9), não desejo colocar meu salário em um saco furado (Ageu 1-6); quero ter minha consciência limpa (1 Timóteo 1-19); Porque obedeço a Deus (Atos 5-29); desejo receber de Deus uma benção sem medidas e Deus repreenderá o devorador ( Malaquias 3-10); deus ama o que da com alegria ( II Coríntios 9-7), o homem fiel será acumulado de benças ( Provérbios 28-20)eu mesmo vou usufruir da casa de Deus ( Deuteronômio 14-22/23).
Dízimo é uma questão espiritual, somente quem tem o espirito santo de Deus consegue discernir e ser fiel a sua palavra. Somos propriedade de Deus ( 1 Corintios 6-19/20).
A biblioa é bem clara sobre o que ofertar, e dizimar e a sua ordem dos deveres de cada Cristão. Vejamos: 
“Mas o lugar que o SENHOR vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis” (Deuteronômio 12:5). Não seria este local a igreja? O templo ou casa de oração onde os santos se reúnem para adorarem a Deus e prestar culto ao Senhor?
O que devemos fazer neste local? “(Deuteronômio 12:6) – “E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas”. Sabemos que os holocaustos e sacrifícios foram substituídos por Cristo, mas agora rendemos a ele adoração e gloria, quanto às demais coisas continuamos a fazer.
Mas e se o Pastor usar todo o dízimo para ele e não para que haja mantimento na casa de Deus, não para  investir na obra do Senhor ou para suprir as necessidades de um irmão ( seja levando alimento ou de qualquer outra maneira)? Amados, cada um dará conta de si. O que não podemos deixar é de cumprir a palavra de Deus, e o dízimo não foi abolido como muitos ensinam enganosamente.  

Pr. Clayton Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário