Ouvir no Celular (iPhone / iPad) Rádio A Aliança Eterna: PRATICANTES E NÃO SOMENTE OUVINTES

domingo, 9 de fevereiro de 2014

PRATICANTES E NÃO SOMENTE OUVINTES

O que é ser evangélico? A Bíblia diz que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16)
No livro de Tiago capítulo 1, versículos 21 e 22, está escrito o seguinte: “ Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Tiago foi um cristão preocupado com a qualidade espiritual da vida diária. Para ele, a conduta do crente deve estar de acordo com sua profissão de fé: “Sejam praticantes da palavra e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1:22).
Nossas igrejas desenvolveram, através dos tempos, uma cultura de ouvintes, porém devemos ser participantes do culto e cultuarmos e adoramos ao Senhor, o qual é digno de toda honra e toda gloria!
Escutei uma historia a qual desejo compartilhar com os irmãos:
Algumas pessoas estavam reunidas, procurando saber qual era a melhor tradução da Bíblia. Um jovem, pedindo a palavra, disse: “A melhor tradução da Bíblia é a de minha mãe.” Todos ficaram atônitos, porque a mãe daquele jovem tinha pouca cultura. Mas a perplexidade foi substituída por admiração quando o jovem explicou: “Ela a traduziu por intermédio de sua vida. Pela mudanças ocasionadas por intermedioi da palavra, por praticar a palavra e chamar a atenção dos demais por seu testemunho de vida”!
Ler a Bíblia é importante, mas praticar seus ensinos é melhor. Infelizmente, nem todos que andam com a Bíblia na mão, obedecem a seus conselhos. Até mesmo as crianças percebem o abismo que existe entre a teoria e a prática. Certo homem tentava explicar ao filho o que significava ser um cristão. Ao terminar, o pai recebeu uma lição de que nunca mais se esqueceu. O filho perguntou-lhe: “Papai, o senhor já viu algum cristão?”

Amados irmãos em Cristo, o Espírito Santo é dado a todos que seguem a Cristo e vive neles; desta forma, pode ser ouvido a qualquer momento. Nem sempre ele fala de modo audível, pois podemos ser orientados e ensinados por meio da leitura da Bíblia, conversas com outros cristãos, estudos bíblicos, pregações. Não há como negar que Deus ainda fala conosco. Mas você tem escutado sua voz? Tem parado para ouvir seu conselho ou leva a vida à sua maneira? A melhor forma de ouvi‑lo é quando estamos dispostos a obedecer ao que ele mandar. Precisamos ser bons ouvintes, é verdade, mas não apenas ouvintes: temos de ser também praticantes .
Não existe cristianismo sem a verdadeira prática cristã no dia a dia. Um dos pilares fundamentais que sustentam a vida do cristão é o seu comportamento condizente com a Palavra de Deus. Os dias atuais são difíceis. O mal parece dominar o bem. O pecado escraviza as pessoas de tal forma que elas se tornam insensíveis para fazer distinção entre o que é certo e o que é errado.
O errado assume o lugar do certo e passa a ser aceito com a maior facilidade. Este é o mundo em que vivemos. As sociedades sofrem a ação de satanás porque os homens rejeitam a Deus. O coração do homem está transbordando de ódio, de vingança, de mentira, revolta, maldade, desejo de poder, inveja, angústia, amargura, falta de paz. Tudo isso porque não quer reconhecer que é um pecador e que precisa voltar-se para Deus. Jesus veio ao mundo justamente para mudar essa situação, para salvar o homem e torná-lo feliz, com um testemunho de vida que possa contagiar seus familiares, seus vizinhos, a sociedade e, consequentemente a nação (João 3.21). Quando Jesus viveu aqui na terra ensinou e pregou acerca do reino de Deus, centenas de pessoas tornaram-se seus discípulos. E, ao subir para o céu, o Senhor deu-lhes a incumbência de tornarem-se suas testemunhas, dando continuidade à Sua Obra. Deveriam praticar as mesmas ações que Ele (João 14.12) com poder e ousadia. E foi justamente o que aconteceu. Os cristãos dos primórdios da Igreja foram fiéis ao mandado do Senhor (Marcos 16.15). Além de testificarem com palavras, eles também o faziam com suas ações. Refletiam Cristo em suas vidas, e por esse motivo foram cognominados cristãos. Eles se pareciam com Cristo (Atos 11.26). Eram praticantes do Evangelho, e não somente ouvintes (Atos 2.41-47).
A Bíblia diz que assim como se conhece uma árvore pelo fruto que produz, assim também o cristão é reconhecido pelos seus bons frutos (Mateus 7.20). O crente não é aquele que apenas diz ser. O cristão é aquele que pratica o evangelho. Quem não estiver fundamentado em Cristo e em Sua Palavra e ser fiel até à morte, está enganando a si mesmo. E a Palavra de Deus acrescenta: “sem a santificação ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12.14.

Viver o evangelho é fazer a diferença. É agüentar as críticas por não compartilhar com a vida mundana e pecaminosa, mas viver buscando a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 2.14). Viver o evangelho é praticar o que Jesus determinou. É necessário, pois, que cada cristão firme um propósito de ser “o sal da terra e a luz do mundo”, dando um testemunho digno de ser chamado cristão. Cada crente deve, pois, guardar a Palavra de Deus no coração (Salmo 119.11) para não ser levado a pecar e, dessa forma desagradar a Deus. Tendo, portanto, o fundamento firme na Rocha que é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário