Qual é o significado lascívia?
Lascívia é a sensualidade usada de maneira errada e sem domínio próprio. A pessoa lasciva corre atrás do prazer sexual sem se importar com os limites. A lascívia leva a atos de imoralidade sexual.
Deus criou o ato sexual para ser desfrutado dentro do casamento saudável entre um homem e uma mulher (Mateus 19:4-6). Esse é um ato de intimidade física e espiritual, que produz a bênção da vida. Fora desse padrão, qualquer prática sexual é pecado.
O termo grego para lascívia é alsegeia, que segundo a famosa Concordância de Strong, significa “luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, lascívia, libertinagem, caráter ultrajante, impudência, desaforo, insolência”.
Lascívia, portanto, é o pecado da sensualidade demasiada, do excessivo desejo pelo prazer sexual que se manifesta na falta de pudor, quer seja na forma de falar, de vestir ou de se portar. É o pecado do sexo ainda não consumado, mas já instalado na mente e coração.
A pornografia é uma forma de lascívia, tanto quanto as piadas imorais com conotação sexual também o são. Lascívia é um dos pecados mais cometidos hoje sobretudo nas redes sociais, com a exacerbada exposição do corpo em fotos ou vídeos.
O abuso dos decotes, as roupas curtas ou justas ao corpo, delineando as curvas femininas ou os músculos masculinos são manifestações de falta de pudor e moderação.
E é triste perceber que não poucos cristãos estão manifestando essa obra carnal nas redes sociais (alguns até mesmo na igreja!), expondo o corpo sem pudor, sem decência e discrição, muitas vezes na clara intenção de despertar a libido naqueles que estão a observar.
A lascívia é muito parecida com a luxúria. Começa com uma atitude virada para os prazeres sexuais, que se torna numa busca por esses prazeres nos lugares errados. A mentalidade pecaminosa distorce o prazer sexual e cria desejos perversos.
A lascívia como muitos pecados nasce no coração, é alimentado na concupiscência da carne, dos olhos. Quando falamos de vestimentas, principalmente para as mulheres, a lascívia tem um auto poder de sedução, persuasão, e não precisa necessáriamente usar vestes curtas ou decotadas, podem ser longas e que cobrem o corpo, porém, coladas, pois mostram todo seu contorno, silhueta, como se estivesse nú, na verdade quem veste assim, está nú diante de Deus. A atitude provocadora e sensual é lasciva.
Como vencer a lascívia?
A Bíblia diz que é possível vencer a tentação (1 Coríntios 10:13). Isso inclui até a tentação sexual. Você pode vencer a lascívia com a ajuda de Jesus!
primeira coisa a fazer é reconhecer seu problema com lascívia e se arrepender, pedindo perdão a Deus. A Bíblia diz que Deus perdoa e purifica quem se arrepende (1 João 1:9). Peça também que Deus seja o dono de sua mente e purifique seus pensamentos.
Temos que termos Domínio próprio significa saber se controlar. Isso inclui controlar os pensamentos. A Bíblia diz que você pode mudar seus pensamentos (Romanos 12:2). Quando chegam os pensamentos lascivos, rejeite-os! Continue rejeitando-os em nome de Jesus, até se irem embora. Escolha pensar mais nas coisas de Deus e encher seus pensamentos de coisas boas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário