E se ao invés de Igreja (tabernáculos) construirmos apenas casas de oração? E se ao invés de se preocupar em ter o maior ou o mais confortável templo, nos preocupássemos em fazer discípulos? E Se ao invés de sermos membros, fossemos cristãos? E se não pertencesse mais a uma denominação evangélica e sim a Cristo?
Pense... Reflita... Leia a Bíblia...
“Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus... saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Rm 16.3-5). “As igrejas da Ásia vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles” (1 Co 16,19). “Saudai os irmãos de Laodicéia, e Ninfa, e à igreja que ela hospeda em sua casa” (Cl 4,15). “Ao amado Filemom e à igreja que está em tua casa” (Fm 1,2). “Com base nos versículos acima, é óbvio que a Igreja Primitiva reunia-se em casas. Essas casas não eram o que poderíamos chamar de um prédio característico e específico de uma igreja. Eram casas em que as pessoas moravam, e eram abertas como um local de reunião para a igreja.
“A Igreja Primitiva não tinha prédios de igreja. Os prédios não apareceram até o ano 232 d.C. O período mais explosivo do crescimento da Igreja na história, até recentemente, aconteceu durante os primeiros anos, quando não havia nenhum prédio de igreja.
“Contudo , neste exato momento, na China, há um incomum mover do Espírito de Deus que é até mesmo maior que o crescimento inicial da Igreja. Isso está acontecendo sem o uso de prédios de igreja. Esse reavivamento é um movimento de igrejas em casas. A Casa de Pedro Foi Usada Para Uma Reunião de Curas “Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo em febre. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo. Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes”(Mt 8:14-16). Nos primeiros dias do Seu ministério, Jesus usou a casa de Pedro para fazer reuniões de pregação, cura, e libertação.
O Primeiro Culto de Ceia foi Realizado Numa Casa “ Na última semana do ministério de Jesus, Ele disse aos Seus discípulos: “Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos” (Mt 26.18). O nosso Senhor poderia ter escolhido celebrar a primeira Ceia com os Seus discípulos numa sinagoga, no Templo, ou em algum outro lugar de importância religiosa. Contudo, Ele escolheu celebrá-la numa casa comum e simples. Assim sendo, Ele deu a Sua aprovação à residência comum como sendo um lugar consagrado e santificado, digno dos mais solenes cultos de adoração.
Jesus Pregou a Multidões Reunidas em Casas “Vários dias mais tarde, Ele voltou a Cafarnaum e as notícias da Sua chegada espalharam-se rapidamente por toda a cidade. Logo, a casa em que Ele estava ficou tão lotada de visitantes que não havia espaço para nem mais uma pessoa, nem mesmo fora da porta. E Ele lhes pregou a Palavra” (Mc 2:1,2 – A Bíblia Viva). Jesus fez em casa as mesmas coisas que fazemos em nossos prédios de igrejas hoje em dia. Ele também fez estas coisas ao ar livre e no pátio do Templo.
O Pentecostes Veio a uma igreja em Casa “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados” (At 2:1,2).
Porque nos preocupamos tanto com os templos feitos por mãos humanas e nos esquecemos do templo onde habita o Espirito de de Deus? Hoje se fala mais de uma determinada entidade evangélica (igreja) do que do nome de Cristo! As igrejas (empresas) procuram fazer membros para obedecerem a sua doutrina e seguir sua religiosidade, do que ir em busca de pessoas para discipular-las e as tornarem membras do corpo de Cristo e dar a elas a liberdade que há em Cristo Jesus de Ir e fazer novos discípulos!
Hoje, eu parei para meditar na palavra de Deus e buscar mais ao Senhor...Faça o mesmo!
Pr. Clayton Tomaz —
Nenhum comentário:
Postar um comentário