Ouvir no Celular (iPhone / iPad) Rádio A Aliança Eterna: PINTURA É PECADO?

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PINTURA É PECADO?

Na Bíblia não está escrito : "Não usarás maquiagem. Nem nos olhos, nem no rosto, nem nos lábios ou qualquer parte do seu corpo".  Mas quero lembrar que: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”(1 Coríntios 6:12). 
“Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:6-16).
Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai (Romanos 8:5-15).
Mas afinal que escravidão é esta? Sim o mundo escraviza o ser humano. Tenta manipulado a viver segundo a vontade de homens e não segundo a vontade de deus. Segundo a tradições e não segundo a palavra de Deus.  Deus não te fez com um pó de arroz na cara, ou um batom nos lábios, ou rímel nas sobrancelhas.  Mas o mundo diz que isto a torna mais linda.
Lembre-se que somos imagem e semelhança de Deus: “Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra” (Gênesis 1,26). 
Ei, amigo se somos imagem e semelhança de Deus então somos perfeitos. Pois a palavra de Deus diz que: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o Vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:48). “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”(Genesis 1:31). “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam” – Salmo 18:30.
Deus não errou. O homem que quer mudar a gloria de Deus.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem (Romanos 1:20-32).
Jesus requer uma mudança na sua maneira de pensar e agir. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” – Romanos 12:2

De  acordo com o Dicionário Aurério beleza é definida como: s.f. Qualidade do que é belo: a beleza do rosto. / Harmonia, perfeição de formas: mulher de grande beleza. 

A Wikipédia, enciclopédia livre da internet, define o termo como: a característica de uma coisa que, por meio de uma experiência sensorial (percepção) busca uma sensação de prazer ou um sentimento de satisfação. Neste sentido, a beleza provém de manifestações como: forma, aspecto visual, movimento e som, ainda que também seja associada, com menos frequência, a sabores e cheiros.
Por fim, Tomás de Aquino, teólogo e filósofo da igreja Católica, define a beleza como “aquilo que agrada à visão” (quae visa placet).

Se eu pintar o meu rosto para ficar linda ou mais linda do que sou, ,não estaria eu me enganando eu mesmo, e mostrando uma face que não é minha ?
O cristão se baseia na bíblia! Sabemos que  Jezabel foi uma mulher que usava maquiagem, e Jezabel não foi exemplo de boa conduta pra ninguém, sendo assim o cristão não vai andar, se pintar entre outras, qualquer coisa que se possa comparar com uma pessoa que não é referencia para ninguém. Temos que ser imitadores de Cristo e não de Jezabel.
Há muitos comportamentos que apesar de não serem classificados como pecado, são hábitos que fortalecem a iniquidade (é o caso da maquiagem) ou a vaidade especificamente.
A vaidade, ostentação, orgulho e erotismo que a maquiagem provoca naquela que a usa é que conduz o ato do pecado propriamente dito.
A maquiagem sempre esteve associada na Bíblia com pessoas pagãs, o exemplo clássico é Jezabel - 2 Reis 9:30 "Tendo Jeú chegado a Jezreel, Jezabel o soube; então, se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela".
Jezabel não era israelita; chegou em Israel através de um casamento ilícito com o Rei Acabe; os reis de Israel eram proibidos pela Lei de se casar com estrangeiras.  A vaidosa rainha era Fenícia e importou para israel os primeiros cosméticos...
Outro clássico exemplo é a profecia para descrever a Jerusalém. O profeta descreve a apostatada cidade da seguinte forma-  "Agora, pois, ó assolada, por que fazes assim, e te vestes de escarlata, e te adornas com enfeites de ouro, e alargas os olhos com pinturas, se debalde te fazes bela? Os amantes te desprezam e procuram tirar-te a vida" Jeremias 4:30. 
A apostasia sempre está relacionada ao uso vaidoso da pintura.
 O apóstolo Pedro ao aconselhar em sua carta as mulheres cristãs, diz da seguinte forma - 1 Pedro 3:3 "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus".
Outro conselho - "Queridos jovens, vossa disposição para vestir-vos conforme a moda, usando, para satisfazer a vaidade, rendas, ouro e coisas artificiais, não recomenda aos outros a religião nem a verdade que professais" Mensagem aos Jovens, 348.
Há ainda a questão da saúde de quem usa os cosméticos; uma lida na composição das diversas maquiagens vai esclarecer que as substâncias que são usadas são tóxicas à pele e aceleram o envelhecimento. As substâncias tóxicas e o fechamento dos poros da pele pelas camadas de produtos, apenas irão trazer prejuízo.
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2:15-17).
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:1-2).
Devemos decidir se vamos viver segundo a vontade do mundo ou segundo a vontade de Deus! Seremos amigos do mundo ou se seremos amigos de Deus. “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes (Tiago 4:4-5) ?
Da mesma maneira pintar o cabelo também é contrario a vontade de Deus.
É PECADO PINTAR OS CABELOS?
O Cabelo da mulher foi dado em lugar do véu, pois é pecado e contradizente pintar os cabelos.

O cabelo é o véu natural que Deus entregou para a mulher, I CO 11.15,16 “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu. Mas se alguém que ser contencioso nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus”. Na igreja de Corinto existia um culto a uma deusa chamada  Afrodite, cujas sacerdotisas raspavam as cabeças em honraria a deusa Afrodite nas bacanais e nas festas de orgias. E quando essas mulheres se convertiam ao Evangelho na igreja de Corinto, Paulo mandou que elas colocassem um véu para se diferenciarem das mulheres pagãs do culto a Afrodite, dos que seguiam a deusa Afrodite, então Paulo mandou colocar o véu, I CO 11.6 “Portanto se a mulher não se cobre com o véu tosquie-se também, mas se para mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se que ponha o véu.”  Então neste ponto as mulheres usavam o véu até que os cabelos crescessem, as mulheres deixavam o uso do véu e Paulo disse que o cabelo foi dado em lugar do véu, ou seja o cabelo da mulher assumiu a posição de um véu natural, elas usavam um véu de pano, porém o cabelo passou a ser um véu natural outorgado por Deus. Mas muitas têm feito com o cabelo o que a Bíblia condena, o cabelo é sinal de poder diante dos anjos, os anjos não reverenciam nenhuma parte da mulher, para as irmãs os anjos não reverenciaram as unhas, as mãos, os braços, as pernas, os olhos, os ouvidos e/ou a boca, mesmo que a irmã seja formosa no parecer, o anjo não vai reverenciar, mas tem uma parte na mulher que o anjo reverencia que é poder e representa a glória de Deus na cabeça da mulher é o cabelo que é o véu natural, I CO 11.10 “Portanto a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio por causa dos anjos.” O anjo reverenciará, para ele é sinal de poderio e/ou poder, agora o que não se faz com o véu de pano, também não pode se fazer com o véu natural que é o cabelo.
Sobre a pintura do cabelo: Primeiro, pintar o cabelo é uma mentira, porque diante da humanidade, diante da sociedade, o cabelo está preto como carvão, mas diante de Deus é branco como uma lã. Então você está enganando, mas Deus está vendo que o seu cabelo é branco, Deus está vendo que a raiz do seu cabelo é branca, enquanto diante da humanidade está apresentando como preto. E o que diz a Palavra: ML 1.14 “Maldito seja o enganador...” Quem pinta os cabelos está debaixo da maldição porque está enganando, não a Deus, mas aos homens o seu próximo; Outra coisa, muitos acham que pintar os cabelos é sinal de velhice, não para Deus, o cabelo branco é uma coroa, é um sinal de honra, para Deus ver o cabelo como uma coroa um sinal precioso, e Por quê? Deus vê a pessoa como experiente, que venceu na vida, então ela tem uma glória na cabeça, que quando Deus vê a pessoa vai contemplar como uma coroa de honra, para humanidade é algo vergonhoso, logo dizem: seu cabelo está branco, que coisa feia!  “Mas os pensamentos de Deus não são os pensamentos do homem” IS 55.8, para a humanidade é vergonhoso o cabelo branco, para Deus é coroa de glória, para Deus é coroa de honra, PV 16.31 “Coroa de honra são as cãs achando-se elas no caminho da justiça.” Coroa de honra são as cãs, que são as cãs? São os cabelos brancos, as cãs para Deus é uma coroa de honra. Deus também chama o cabelo branco de beleza, para o homem é coisa vergonhosa, mas pra Deus é belo, Deus vê a irmã mais bonita e bela, por causa do cabelo branco que para Deus é beleza, PV 20.29  “O ornato dos mancebos é a sua força, e a beleza do velhos são as cãs.”  Então a beleza dos velhos são as cãs, os cabelos brancos que mostra experiência, mostra os anos trabalhados, as vitórias alcançadas e as lutas que venceram pelo poder de Deus. Para Deus é sinal de beleza os cabelos brancos, verdadeiramente é um pecado pintar, porque tira a coroa de honra e também a beleza. E pra finalizar, o povo judeu não pintavam os cabelos eles já tinham o hábito e/ou costume de não pintar os cabelos, MT 5.36 “Nem jurarás pela tua cabeça porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.”



Um comentário:

  1. Deus não te fez com um pó de arroz na cara, ou um batom nos lábios, ou rímel nas sobrancelhas. Mas o mundo diz que isto a torna mais linda.
    É verdade sempre que assisto um programa de transformação ou seja o Ante e o Depois, sempre eles ressaltam a " importância " da Maquiagem se a pessoa não costuma usar eles não consideram como uma pessoa Bonita que se valoriza.

    ResponderExcluir