NÃO PODEREI EU FAZER DE VÓS COMO FEZ ESTE OLEIRO, Ó CASA DE ISRAEL?- DIZ O SENHOR: EIS QUE COMO BARRO NA MÃO DO OLEIRO, ASSIM SOIS VÓS NA MINHA MÃO ( JEREMIAS 18-6)
Na olaria, uns dos segredos para se fazer o vaso de barro, é colocar o barro precisamente no centro da roda do oleiro, e depois, conserva a roda girando enquanto com as mãos o oleiro da à forma desejada ao bolo de barro, se não por exatamente no centro o barro cai e se desfaz e não se ergue. Quando isso acontece é porque saímos do centro da vontade de Deus.
Quando o oleiro vai fazer uma peça (um vaso, um jarro, etc.), ele escolhe o tipo de barro que ele vai utilizar de acordo com a peça que ele vai fazer. Existem jazidas próximas a rios, fontes, lençóis freáticos, etc. Nestes lugares, o barro é bom, de fácil manuseio e muito mais fácil de ser extraído. Assim, são as pessoas que já na primeira experiência com Deus, se convertem e fazem a sua vontade. Mas, quando a jazida está longe da água, é necessário um trabalho maior para a extração do barro, pois é um barro mais duro, sendo necessário molhar o local para permitir a sua extração. Assim são algumas pessoas que demoram para se converterem. Muitos servos, às vezes, ficam anos orando e lutando para que familiares seus se convertam. São como o barro duro, ressecado, mas há um projeto também para estes.
Quando o barro é extraído, aquela porção é, na realidade, uma amostra da jazida (barreiro) de onde foi retirada, ou seja, aquela porção de barro vem com as mesmas características do barreiro. Assim, somos nós quando somos escolhidos lá no mundo, nós viemos para Jesus com nossos defeitos, pecados, mas Deus vai trabalhando em nossas vidas e tirando toda impureza que há em nós e começa a nos fazer vasos novos na sua presença.
Quando Deus está trabalhando o barro para fazer um vaso valoroso é preciso tirar todas as impurezas do barro como: pedras, capim, areia, etc, assim, é na nossa vida, quando Deus quer fazer um vaso novo ele precisa tirar algumas coisas de nossa vida que não lhe agradam e que impedem de sermos vasos valorosos como por exemplo: vícios, pecado, mentira, orgulho, falsidade, falta de amor e entre outros. Mas esse processo muitas vezes é doloroso, pois precisamos abrir mão de nossos desejos carnais para fazer a vontade de Deus.
COMO O VASO, QUE ELE FAZIA DE BARRO, SE QUEBROU NA MÃO DO OLEIRO, TORNOU A FAZER DELE OUTRO VASO, CONFORME O QUE PARECEU BEM AO SEUS OLHOS FAZER ( JEREMIAS 18-4)
Deus não desiste de nós, por mais falhos e pecadores que somos, Ele nos ama e quer fazer de nós vasos de honra, perfeitos para sua glória.
Sandra da Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário