Porque Deus Chora?
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
(João 3:16)
Por que ele fez isto? Não merecíamos, somos pecadores. "Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós" (1 João 1-8/10). Mas Deus é amor, ele é justo e misericordioso. Ele nos quer dar uma oportunidade de estarmos aonde seu filho esta, junto do Pai.
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13).
Por tudo isto, digo que Deus esta chorando.
Ele tem desde o principio demonstrado o seu amor para com a sua criação (o homem), mas muitas das vezes nós não o reconhecemos como nosso Senhor e Salvador. Parece que não o queremos como nosso Deus.
“A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” – (João 3:19).
É necessário o homem examinar-se a si mesmo e fazer uma auto-análise. Como posso saber se realmente amo a Deus? Como saber se meu amor não é verdadeiro? Jesus mesmo disse: “Se me amais, guardareis meus mandamentos”, logo, aquele que guarda os mandamentos pode estar amando a Deus. Porém, não devemos ignorar o fato de que no passado havia criaturas muito religiosas que guardavam muitos mandamentos, mas definitivamente não amavam a Deus, como por exemplo, os fariseus. Aquela pessoa que ama a Deus ela verdadeiramente odeia o pecado. Paulo disse: “o que eu faço, isso aborreço”, isto é, odeio! Paulo não apenas odiava o pecado nos outros, mas em si mesmo. Mesmo sabendo o que é certo e errado , muitas das vez falhamos, mas o Senhor não muda o seu amor para conosco.
“Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”
(II Timóteo 2:13).
“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração. E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (I João 4: 10 e 19).
O Senhor tem olhado do céu para a Terra e contemplado que o homem esta caminhando a passos largos para sua própria condenação. Digo que Deus chora! Chora por que muitos dizem ser salvos na realidade não são. Estão enganando a si mesmo, pois a bíblia diz que não se pode servir a dois Senhores e que Deus não divide a sua gloria. Chora porque muitos não querem mais pregar a verdade que é necessária ser anunciada para que as pessoas conheçam a verdade e a verdade possa libertar. Chora porque neste exato momento milhões de pessoas estão descendo a sepultura sem esperança de ver Deus e há quem diga que não é necessário evangelizar. Chora porque enviou o seu filho, que morreu por mim e por você, e muitos não reconhecem que somente em Cristo se pode alcançar a salvação. Essa é a verdade do Evangelho: Jesus nos ama, a tal ponto de estabelecer um plano de redenção e esperança, antes mesmo Dele nos formar. Mesmo após a queda do homem, durante toda a Escritura, nós vemos Deus, procurando resgatar o homem perdido. O homem sente as conseqüências por não ter correspondido ao amor de Deus, mas nem sempre reconhece que esse é o verdadeiro motivo de seu sofrimento. Mas Deus, não desiste e continua amando e buscando a sua criatura, como o Bom Pastor busca a sua ovelha perdida, a ponto de por ela dar a sua própia vida!
Por isto digo que Deus está chorando! Creio que hoje ele encontrará alguém que queira realmente a salvação. Que a deseje mais do que tudo. Mais do que o dinheiro, casa ou família. Uma pessoa que compreenda e valorize tudo que Cristo fez por mim e por ti na cruz do calvário e ainda está a fazer.
Mas, acredito que ele também chora de alegria. Sim, Jesus avisou: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia” (João 15-19). Ele esta contemplando neste exato momento um crente que se tornou amante e praticante da verdade, e que será rejeitado e perseguido por toda igreja que acha que doutrina é coisa de homens e que santidade é coisa do passado. “Jesus é o mesmo de ontem, e hoje e eternamente” e sem amor e santificação ninguém verá ao Senhor!
Às vezes me pergunto: Como deve reagir o justo quando rejeitado, expulso, apedrejado, caluniado ou tido como falso profeta injustamente? Jesus reagiu como um cordeiro “e não abriu sua boca.” Não peça para cair fogo do céu sobre os que ferem você, mas, “Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?” (I Coríntios 6:7). “Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos” (I Coríntios 4-12).
Jesus também quer chorar de alegrar ao ver que existe alguém que ainda “Ora pelos que vos perseguem”. Será que isto tem acontecido?
Imagine você perder seu único filho, o qual morreu e deixou seu coração para ser transplantado. Ele será dado para uma pessoa a qual você não conhece, e que necessita dele para viver. Você assina os papeis e permita que os médicos façam isto, na esperança de saber que este ato dará vida a outra pessoa, que este homem passará a carregar parte do seu filho para o resto da vida... Dias mais tardes, você resolve conhecer o homem que Viveu graças à morte de seu filho, para sua surpresa, descobre que ele esta novamente em risco de vida, que não adiantou ter permitido o transplante, pois o homem esta no mundo do pecado, destruindo-se cada vez mais, nas bebidas, no cigarro e que a morte já esta a sua porta.
O que pensaria nesta situação? Antes tivesse não permitido o transplante ou que tivesse dado a outra pessoa que realmente queira viver? Deus esta chorando, porque Cristo morreu para dar vida a todos nos. Porque agora carregamos em nosso corpo o seu sangue que nos purifica de todo o pecado e nos restaurou perante á Deus, e muitos não têm dado valor a vida, mas estão destruindo o templo do espírito Santo, o qual quem o destruir , o próprio Deus o destruirá.
Eu creio que Deus tem chorado até mesmo quando olha para dentro das igrejas. O profeta Jeremias já havia repreendido a igreja quando disse: "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas de meu pastoreio! Diz o Senhor" (Jeremias 23:1). "Tanto o profeta como o sacerdote estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor” (verso 11). Acrescentou mais o profeta: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; eles vos ensinam vaidades. Falam da visão do seu próprio coração, não da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis. A qualquer que anda segundo o propósito do seu coração, dizem: Nenhum mal virá sobre vós" (Jeremias 23:16-17).
Deus esta chorando, porque muitos não querem saber da verdade.
“...Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR. Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões; desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; não nos faleis mais do Santo de Israel.” (Isaias 30:9-11).
Lembresse que todo joelho se dobrará naquele dia, quando contemplarmos a Sua face, e então saberemos se Fizemos Deus chorar de alegria ou tristeza!
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (I Coríntias 2-14).
Jesus Te Ama, é tempo de Buscar ao Senhor!
Pastor Tomaz ( Clayton Tomaz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário