O Batismo segundo As Escrituras Sagradas
João batista anunciando a vinda de Jesus Cristo, e realizava junto às águas do rio Jordão, o batismo aos homens e mulheres, que criam em sua pregação. O próprio Senhor, para cumprimento da palavra de Deus, neste mesmo rio foi batizado. “Ora João batizava também, em Enom, junto a Salim, porque ali havia muitas águas; e vinham ali, e eram batizados” (João 3-23).
Pois, se somos seguidores de Cristo, o qual nos deu exemplo de tudo, porque, as pessoas batizam em tanques e cisternas feitas pela mão do homem? Não seria o batismo também para homens e mulheres, ou João batizava também crianças? Jesus poderia ter sido batizado quando criança, porém foi somente apresentado a Deus, batizou-se para cumprimento da palavra quando já era maior de idade, e foi aonde havia muita águas, naturais e correntes.
Ora, o batismo é o sepultamento dos nossos pecados, as pessoas que descem as águas batismais estão conscientes do ato em si, e confissão estarem arrependidas de seus atos passados, nascendo então após a imersão uma nova criatura em Cristo Jesus. Como uma criança que não responde pelos seus atos pode tomar esta decisão tão importante?
Jesus não tinha pecados, mas mesmo assim se submeteu a vontade do pai e cumpriu com o batismo, o qual simboliza o arrependimento e o novo nascimento, tudo isto se fez notório perante os homens e a João batista, assim nos descreve a bíblia sagrada. “O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me. E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes? Se, porém, dissermos: Dos homens, tememos o povo. Porque todos sustentavam que João verdadeiramente era profeta. E, respondendo, disseram a Jesus: Não sabemos. E Jesus lhes replicou: Também eu vos não direi com que autoridade faço estas coisas” (Marcos 11-30/32).
–“E, tendo-se retirado os mensageiros de João, começou a dizer à multidão acerca de João: Que saístes a ver no deserto? Uma cana abalada pelo vento? Mas que saístes a ver? Um homem trajado de vestes delicadas? Eis que os que andam com preciosas vestiduras, e em delícias, estão nos paços reais. Mas que saístes a ver? um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante da tua face, O qual preparará diante de ti o teu caminho. E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele. E todo o povo que o ouviu e os publicanos, tendo sido batizados com o batismo de João, justificaram a Deus. Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, não tendo sido batizados por ele” Lucas 7-24/30.
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina...” (Efésios 2-19). Não seria este o fundamento da igreja de Cristo? Se estivermos edificamos sobre os fundamentos dos profetas e apóstolos de Cristo, porque não cumprir com a justiça de Deus o qual seu profeta João, batizava o povo junto às águas dos rios e não de tanques e cisternas rotas feitas por mãos de homens?Ainda mais se o mesmo Jesus nos diz que este batismo, o de João é do céu e não dos homens?(João 14-23) “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”. (Mateus 7-24) – “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha...”, (Mateus 7-26) – “E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia”. O Senhor foi batizado no rio Jordão para cumprimento do que foi dito através do profeta Miquéias 7-19 – “Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar”.
O batismo é o cumprimento da Justiça (Mateus 3-15).
Nicodemos, príncipe dos judeus, foi ter com Jesus, e recebeu do próprio Senhor do que era preciso para entrar no reino de Deus, pois disse o mestre: “Aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus..., aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3.3,6). O batismo faz parte da regeneração do ser humano, é preciso para as pessoas se aterem para a palavra e perceberem qual a forma correta para cumprimento da justiça de Deus, ou não há um só Senhor, uma só fé, um só batismo (Efésios 4:5)? – “E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro” (1CO 4:6).
“Aquele que acrescentar ou tirar um til da palavra, perderá a sua salvação” (apocalipse 4:5). É tempo de despertar para Cristo Jesus, o qual não veio ab-rogar a Lei, mas sim cumpri-la, é preciso saber o que Cristo nos ensinou e o que foi abolido, pois seremos salvos pela graça, a qual só Jesus nos pode salvar. Muitos dizem que hoje em dia os rios de águas limpas ficam muito longe, de difícil acesso, mas que lembrar que naquele tempo, as pessoas caminhavam cerca de distancias de quatro dias de viagem, hoje nós temos a comodidade de poder nos deslocar pelas diversos meios de conduções automotivas e eles andavam a pé; será que é muito sacrifício para o homem, realizar o cumprimento da vontade de Deus? Ou seria isto um comodismo, a apostasia que esta mudando o verdadeiro evangelho de Cristo? Muitos destes que hoje batizam em tanque foram batizados em rios, mas hoje concorda com este ato que tem desagradado a Deus, tudo isto por amor ao dinheiro e por abandonar o primeiro amor e a direção do Espírito Santo.
O batismo sempre foi o mesmo, o eunuco não foi batizado numa possa de água, como muitos dizem, mas sim numa nascente de água. “E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” (Atos 8-36), que nos leva a entender, ter sido um rio ou lago, águas naturais e não piscinas ou cisternas de águas rotas, feitas pela mão do homem, as quais não têm a aprovação do Senhor.
Houvesse muito falar que o batismo nas águas é apenas simbólico, quere dizer que se pensas tu assim, então esta validando também o batismo por um pingo de água na testa, pois este tipo de batismo é com água também. Quem sabe concordas com o batismo no chuveiro? Não é mais fácil e seguro fazermos conforme a bíblia nos ensina e conforme o próprio Cristo nos deixa de exemplo? Volto a mencionar o que a bíblia nos fala no livro de Mateus 3-13 - O Senhor foi batizado no rio Jordão, para cumprir o que foi dito através do profeta Miquéias 7-19: Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Mas, como devemos batizar os que se encontram doentes em seu leito de morte?
Não podemos mudar a forma do batismo só porque uma pessoa está à beira da morte. Caso a pessoa a ser batizada esteja em condições de descer as águas, vamos prepará-la para cumprir com a Justiça de Deus. Caso não tenha tempo ou condições para isso, oremos a Deus, para que Cristo tenha compaixão dele como teve com o ladrão da cruz, e esteja esta pessoa pela misericórdia do Senhor salva. O que não podemos é mudar a palavra do Senhor. Quem não tem entendimento peça ao Espírito Santo de Deus, pois a doutrina de Deus continua sendo a mesma “ Um só Deus, uma só fé e um só batismo” (Efésios 4-5).
Clayton Tomaz da Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário